O mundo parece estar girando cada vez mais rápido. A cada semana nos deparamos com novas tecnologias, termos, comportamentos e por aí vai. A era da conectividade mudou e moldou nossa rotina e trouxe novos hábitos. O que será que 2019 nos reserva? Aqui você vai encontrar algumas tendências e hábitos dos consumidores para esse ano novinho em folha. Vamos a elas:
Assistentes de voz
Será? A velocidade dos comandos de voz e suas mais diversas funcionalidades ganhou a aceitação de milhares de casas nos EUA e tem tudo para repetir o sucesso por aqui. Até 2020 metade de todas as consultas de buscas serão feitas por voz. Facilidades na rotina diária, mais rápido que outros dispositivos, respostas instantâneas sem precisar usar as mãos para digitar ou anotar (nossa será que alguém ainda escreve a mão) são alguns dos principais benefícios desses dispositivos. A tecnologia já está disponível nos smartphones brasileiros. Porém, o formato alto-falante tem tudo para se consolidar nesse 2019. Que tal começar implementando em seu site um dispositivo de busca por áudio?
Equilíbrio digital
Quando o assunto é comportamento do consumidor, 2019 nos reserva o que podemos chamar de amadurecimento digital. Depois do boom da conectividade e de ver suas vidas dependentes dos aparelhos digitais, as pessoas estão buscando retomar o controle e buscar um consumo equilibrado do on-line. Isso não significa o declínio do digital, muito pelo contrário! Consumidores mais conscientes, empoderados sobre suas próprias vidas e no controle da situação. Aqui reforça-se a importância das estratégias de multicanais.
Dados: seja data-driven
A era digital trouxe uma infinidade de dados. Então, se você ainda não possui uma cultura data-driven, 2019 é o limite para isso. Quem não der atenção a isso, corre sérios riscos nos negócios. Experimente, conteste, triangule dados de clientes, fornecedores e relatórios internos. Analise e esteja aberto a mudanças. Uma equipe de inteligência de dados caí muito bem e pode gerar insights com base em números reais. Os dados estão aí. Use e abuse.
O processo melhora a performance
Foi-se o tempo em que os processos tinham começo, meio e fim. Seja uma campanha publicitária, de branding ou o lançamento de um novo produto, os melhores resultados virão da forma como se guia o processo e intervém nos pontos certos. Teste, analise, se preciso erre rápido, corrija e o principal: esteja atento ao que seu consumidor diz. Esperar o fim de um processo para analisar se foi positivo ou não é muito mais do que démodé: é perigosíssimo para o seu negócio e desperdiça muitos recursos – leia-se $$$$.
Invista no humano
Se as pessoas estão mais conscientes sobre suas próprias vidas, então elas também estão em busca do trabalho da vida. Viver para trabalhar é coisa do passado. Invista na qualidade de vida do seu colaborador, inove nos benefícios, enriqueça-o intelectualmente e dê empoderamento para sua equipe. Deixe o lado das máquinas para a inteligência artificial.
Diversifique-se
Marcas correm sérios riscos se mantiverem posicionamentos estereotipados. Diversifique-se por completo e isso significa ir muito além de gênero e raça. Diversidade também passa por idade, sexualidade, perfil socioeconômico, crenças, geografia, política. Uma equipe criativa com diferentes perfis é essencial para a construção de uma boa história. E você sabe, né? Uma boa história é tudo que o pessoal do marketing sonha.
Com tanta velocidade por aí, quanto menos se esperar, um – ou todos - desses tópicos apresentados abaixo já terá mudado do time das tendências para a galera da realidade. Então, vem 2019.
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Fontes: Think With Google e Meio e Mensagem