Num cenário em que o mercado de influenciadores tende a crescer ainda mais nos próximos anos (EMARKETER, 2018), os investimentos devem ser otimizados para extraírem o melhor da capacidade dos influenciadores.
É primordial ter métodos consistentes no momento de escolha de influenciadores, estabelecer critérios, métricas, metodologias e mensurar os resultados, claro.
Cada resultado deve ser considerado a partir das caracterizações por tipo de influenciador, ou seja, broadcasters (muitos seguidores, muitos públicos, faixas etárias e perfis de seguidores diferentes), conectores (conteúdo tem grandes chances de ser reverberado pelos macroinfluenciadores que fazem parte da sua rede de contatos) e legitimadores (postagens específicas, especialistas em postagens para nichos) trariam resultados distintos de acordo com suas características de influência nas mídias sociais.
Assim como ocorreu em outros meios de comunicação, com maiores investimentos, aumento da maturidade e, consequentemente, maior desenvolvimento de tecnologia, principalmente na área de mensuração, o mercado de influenciadores começará a exigir mais resultados de negócio. E quem der os primeiros passos nesse sentido estará mais preparado para o próximo cenário.
IDENTIFICAÇÃO
As técnicas de identificação e mensuração de influenciadores vêm se aprimorando devido ao aquecimento do mercado nos últimos três anos.
55% dos anunciantes pretendem aumentar os investimentos em influencer marketing para os próximos dois anos.
45% das recomendações de produtos nas redes sociais partem dos influenciadores digitais, ocasionando conversões e vendas.
A classificação dos influenciadores está de acordo com suas características de alcance, autoridade (capital cultural) e afinidade (capital social).
Abaixo trazemos algumas métricas de social media para a definição de mensuração de influenciadores:
ALCANCE OU IMPRESSÕES
Número de usuários únicos expostos ao conteúdo X vezes que um conteúdo pode ser exibido nas redes sociais.
Essas duas métricas são de visualização interna do influenciador ou de quem ele autorizar o acesso a nível de administrador dos seus canais sociais.
VISUALIZAÇÕES
Métrica usada para verificar-se a popularidade de um vídeo. Uma das mais valorizadas por mostrar o possível impacto que um vídeo patrocinado pode ter por meio do conteúdo vindo do influenciador.
SEGUIDORES, FÃS OU INSCRITOS
São as métricas que mais atraem o público e os profissionais, devido ao potencial de ecoar a mensagem. Mas não podemos olhar apenas para essa métrica para justificar sua relevância, deve-se checar a qualidade desse público, a proporção entre interações e seguidores.
INTERAÇÕES
É a forma de mensurar a atenção que o post recebe. O volume de interações é o número de ações ou respostas que o post recebe, podendo ser mensurado através de interações públicas (exemplo: curtidas, comentários e compartilhamentos) ou internas (exemplo: cliques ou downloads).
MENÇÕES ESPONTÂNEAS
São conversas produzidas pelos usuários, citações sobre o influenciador em conversas ou em posts. Para descobrir o grau de menções espontâneas de um influenciador, pode-se usar uma ferramenta de monitoramento em mídias sociais.
CONVERSÕES
Ação final que o anunciante deseja que os usuários realizem. Pode ser cliques, vendas online ou offline, assistir boa parte de um vídeo (retenção), cadastro na plataforma ou newsletter, dentre outros.
Trabalhar com influenciadores pode ser uma excelente estratégia para sua marca. Mas é preciso escolher corretamente e traçar um objetivo para que se consiga mensurar a efetividade desse trabalho.
Influenciadores digitais foi tema de Alltalks na Alta em agosto de 2018. Confira aqui como foi.